Gadget do dia: Panasonic HDC-SD9
Início » NOVOS PRODUTOS » TV » HD » Gadget do dia: Panasonic HDC-SD9

Gadget do dia: Panasonic HDC-SD9

A Panasonic nos mandou para testes a filmadora HDC-SD9, um simpático equipamento que usa cartões SD para gravar em full HD (1080p), com 10x de zoom óptico, som surround 5.1, saí­da HDMI e estabilizador óptico na lente Leica.

Só temos um pequeno problema (por enquanto) com ela: o formato que ela grava é o noví­ssimo AVCHD, e não tem software que consiga editar nesse padrão – o aplicativo que veio com a câmera consegue reproduzir os ví­deos (mas nem todos) no Windows Vista, e o Mac OS X também acha que aquilo é Unix (e ignora qualquer filmadora ligada no USB).

Já pedimos ajuda técnica ao fabricante (obrigado, Luciana!), e aproveito para abrir a questão aos leitores deste Zumo: alguém aí­ já mexeu em arquivos formato AVCHD? Já vi algumas alternativas no Google, não deu tempo de testar ainda.

Nagano comenta: conversando com um gerente de produto da Panasonic sobre outro teste, ele me explicou que esse formato AVCHD – como era de se esperar – pode ser lido no seu formato nativo em outros produtos da empresa, como seus gravadores de ví­deo HD (com disco rí­gido) e suas novas TVs de tela plana Viera Full HD (não confundir com os atuais modelos HD de 768 linhas) que devem chegar ao Brasil ainda nesse ano. Se não me engano, ouvi dizer que o Xbox 360 da Microsoft também leria esse formato, mas não sei se o console possui slot SD.

Escrito por
Henrique Martin
5 comentários
  • O Xbox 360 tem 3 entradas USB e aceita qualquer tipo de leitor de cartões SD. Testei um vídeo AVCHD e rodou sem problemas. A nova versão do Total Video Converter, que está para sair, é compatível com esse formato de vídeos.

  • Com o software que vem junto dá pra autorar videos AVCHD em midia dvd-r comum e tocar normalmente em:

    – Playstation 3 (isso inclui colocar o cartao sd direto no slot dele tambem)
    – Qualquer toca-bluray com suporte ao formato (samsung bd-p1500 é um deles)

  • Acabei de adquir uma Filmadora HDC SD9, gostaria de saber se dá para trabalhar profissionalmente com ela. Trabalho também com um PD 170.