Gadget do dia: notebook Cr-48 (Chrome OS!)
Início » SMARTPHONES » 3G » Gadget do dia: notebook Cr-48 (Chrome OS!)

Gadget do dia: notebook Cr-48 (Chrome OS!)

O notebook do Google existe: se chama Cr-48, roda Chrome OS e o buscador vai distribuir uma “quantidade limitada” dessa máquina de graça para empresas, desenvolvedores e consumidores finais (nos Estados Unidos, claro).

O Google não deu muita informação sobre o computador: apenas que tem Wi-Fi (802.11n) e 3G integrados, webcam, tela de 12 polegadas, “teclado de tamanho convencional e touchpad grande”, pesa 1,72 kg e sua bateria dura oito horas.

Nada de dados oficiais sobre processador e memória, mas algo curioso (e ver como as futuras máquinas com o sistema serão): no Cr-48, o Google aboliu o disco rígido, a tecla de caps lock e as teclas de função (!).

Se você mora nos EUA e quer tentar conseguir um, basta ir ao site oficial do Chrome OS. Mas já dá pra testar os aplicativos na Chrome Web Store (no seu PC ou Mac).

Para o resto do mundo, basta esperar até a primeira metade de 2011, quando Acer e Samsung devem lançar as primeiras máquinas com o Chrome OS (e processador Intel, por sinal).

Mais fotos:

Escrito por
Henrique Martin
31 comentários
  • Deixa eu ver, só colar uma daquelas maçãs, instalar o Mac OS X 10.6.5 Retail e tá perfeito. Virou um Macbook Black

  • Pera ae, 1,72Kg??? Só pode ser brincadeira, a máximo de peso seria uns 1,2Kg. É um trambolho, muito pesado.

    • Tá achando ruim ?
      E o meu que pesa mais de 3 Kg
      Não vejo isso como um problema

    • Acredito que você deva estar se baseando no peso de um netbook, certo? Pelo que entendi devemos compará-lo a um notebook mesmo (no quesito "peso"), apesar de que a separação desses conceitos é bastante tênue.

  • Se a proposta é funcionar apenas com aplicativos na nuvem, no Brasil este equipamento não terá muita serventia, dada a qualidade de nossos serviços 3G, mais do que precários. Se for para usar em casa, no Wi-Fi, prefiro meu laptop ou meu desktop, com certeza muito mais rápidos.

    • Amigo, eles nem estão com planos para lançar no Brasil (ou em qualquer lugar no mundo que não seja os EUA.) 🙂

      • E as inscrições para receber um aqui no Brasil também valem (eu acho), pois fiz todo o cadastro pessoal, da empresa, cargo, etc… contei a história real do meu trabalho (que envolve apresentações rápidas e de preferência com os arquivos na nuvem, pra agilizar) e agora estou esperando uma resposta… quem sabe 😉
        Não houve em nenhum momento "recusa" por ser no Brasil.
        (espero que nas letras miúdas não tivesse "only USA")
        Abraços
        Rogério

        • as letras nem são tão miúdas assim, rogerio: "We have a limited number of Chrome notebooks to distribute, and we need to ensure that they find good homes. That’s where you come in. Everything is still very much a work in progress, and it’s users, like you, that often give us our best ideas about what feels clunky or what’s missing. So if you live in the United States, are at least 18 years old, and would like to be considered for our small Pilot program, please fill this out. It should take about 15 minutes. We'll review the requests that come in and contact you if you've been selected."
          em https://services.google.com/fb/forms/cr48advanced

      • No texto inicial diz "se você mora nos EUA), mas as inscrições para receber um aqui no Brasil também valem (eu acho), pois fiz todo o cadastro pessoal, da empresa, cargo, etc, tudo do Brasil … contei a história real do meu trabalho (que envolve apresentações rápidas e de preferência com os arquivos na nuvem, pra agilizar) e agora estou esperando uma resposta… quem sabe

  • acho que o design é muito pouco atrativo 🙁 deveriam ter apostado mais nesse campo :p

  • LASCOU!!!! AQUI NO CEARÁ NUM TEM NUVEM NAO MACHO VÉI…NEM CHOVE….

  • Pq só mostrou um lado? Queria ver como é a entrada do drive ótico. Ou será que não tem?

  • A foto é essa mesmo ou a imagem é ilustrativa? Parece um Mac mais quadrado com a cor do ThinkPad.

  • O bacana, e que a reportagem não comentou, é o fato de o Caps Lock ter sido abolido em função de uma tecla de pesquisa, com a lupa já tradicional dos Androids. 🙂

    Segundo o Google, a web terá comentários melhores (leia-se: sem uso de maiúsculas para gritos) dessa forma. 😉

    • andreas,

      tenho uma super maquina Dell XPS que tem apenas 2 portas.

      É frustrante, mas é a realidade. Chega a ser obrigatório a compra de um hub usb.

  • Não troco o meu CCE com o Ubuntu por 10 desse aí. E quanto à falta do HD, no Brasil não rola já que a internet aqui é uma das piores do mundo.

  • Acabei de ganhar numa promoçao de um aplicativos do Google, LucidChart… porém… nao vou levar… um dos requisitos era residir nos U.S…. perdi de zero… STs