Gadget do dia: Nokia N8 (Symbian^3!)
Início » SMARTPHONES » 3G » Gadget do dia: Nokia N8 (Symbian^3!)

Gadget do dia: Nokia N8 (Symbian^3!)

RESUMO

O N8 é o segredo menos secreto da Nokia- tanto que todo mundo sabia antes (com direito a altas pedradas no final de semana). De qualquer modo, as especificações também vazaram ontem, e finalmente o N8 (codinome “Vasco”) vem ao mundo oficialmente hoje como o primeiro smartphone com Symbianˆ3.

O N8 é o segredo menos secreto da Nokia- tanto que todo mundo sabia antes (com direito a altas pedradas no final de semana). De qualquer modo, as especificações também vazaram ontem, e finalmente o N8 (codinome “Vasco“) vem ao mundo oficialmente hoje como o primeiro smartphone com Symbianˆ3.

Nos detalhes, o N8 é um aparelho monobloco, com tela capacitiva de 3,5″ (640 x 360) AMOLED,  saída HDMI micro, rádio FM (pros fanáticos de FM, claro), 3G, GPS, Wi-Fi, Bluetooth 2.1, carregamento USB, acelerômetro, sensor de proximidade. Alguns dos números enormes impressionam: câmera de 12 megapixels com lentes Carl Zeiss e flash Xenon, vídeos em 720p, som Dolby Digital, (as infos vazadas citavam um processador de 680 MHz – imagino que o Symbianˆ3 não seja um consumidor tão grande de recursos para pedir um chip de 1 GHz – e o Forum Nokia confirma a informação), 256 MB de RAM, 512 MB de ROM, 16 GB de armazenamento interno + slot microSD.

Para quem não sabe, o Symbianˆ3 é a nova versão do sistema operacional (agora open source) usado pela Nokia nos seus smartphones, com uma nova interface (com multitoque, múltiplas telas iniciais), recursos (saída HDMI, melhor gerenciamento de aplicativos e rede, uso do QT 4.6 para criação de apps multiplataforma, que rodam em Symbian e Maemo, por exemplo) e por aí vai.

Preço sugerido: 370 Euros, sai meio do ano (pensar que eu paguei quase esse valor no meu 5800…) A conferir se é tudo isso mesmo – a Nokia precisa urgentemente de um novo sucesso (visto que o seu último grande celular foi o excelente N95) antes que seja engolida pelos Andróides (não vai acontecer, mas pode perder espaço grande entre os smartphones, certo?) e fique concentrada (ainda líder, ainda cheia da grana) nos mid-range/low-end. O preço, ao menos, mostra que a Nokia resolveu baixar a bola dos topo de linha (lembre que o N97, que faz muito menos que o N8, saiu por 550 euros, argh).

Ah, sim, vi isso agora na discussão no Twitter: a Nokia bebeu a tubaína da Apple e o N8 não tem uma bateria removível (!) – na verdade, é presa por parafusos philips que, obviamente, não devem ser removidos por gente como a gente.

Em tempo: das cinco cores, o laranja (óbvio) é lindo. O verde parece tenebroso.

Demo da interface:

Media Wall“:

Saída HDMI:

organizando apps:

e um monte de fotos oficiais

Escrito por
Henrique Martin
30 comentários
  • Só me interesso pelo Symbian^3 se liberarem ele para outros aparelhos como 5530 ou 5800. Sempre fui fã da Nokia mas na geração touch, acho que ela ainda não acertou. Se tivesse que comprar um celular novo, não seria um Nokia por enquanto.

  • Quero ver as fotos tiradas em ambientes com pouca luz e um pouco mais distantes.

    Se chegar por menos (100~200 reais) que o Quench/Backflip/Dext vai ser interessante, caso contrário vai ser difícil…

  • […] Zumo:ssa N8 on päivän vempain, siellä kerrataan ominaisuudet, hinnan todetaan olevan houkutteleva. Laitteen ulkonäköä kehutaan, jostain syystä Brassit tuntuvat tykästyneen oranssiin versioon, johtuneeko liiasta auringonpaisteesta? […]

  • Essa parte de mídia ( Music ) ficou igualzinho o iTunes da Apple.
    Neste mundo nada se cria, tudo se copia. Sem chance.

    Esse aparelho vai chegar no brasil por uns 2.500 no mínimo.

  • Paguei um pau p/ esse celular. Sem contar que tem suporte a flash. Podia somente ter uma tela de 4 polegadas.

  • Cara, gostei muito… especificações multimídia maravilhosas… tela capacitiva…
    eu tive um N95, o último celular que eles acertaram… e quando a Nokia acerta, sai de baixo!
    Se tiver um preço competitivo em todos os mercados, vai bater de frente com os Androids da vida…

  • O N8 é uma evolução do X6 e 5800, mas ainda não é o sucessor definitivo do N95. A câmera de 12 MP e o flash Xenon são os destaques do aparelho. A qualidade da imagem é impressionante! É a volta do flash Xenon depois do aclamado N82. O importante é saber o quanto o Symbian^3 irá se afastar do Symbian^1 e todos os problemas vistos no N97. Acredito que só o Meego e Symbian^4 terão condições de substituir definitavemente "o Rei N95", na primeira metade de 2011.

  • cade meu comentario?

    bem, eu não entendo como a nokia não colocou o meego nessa maquina com toda essa potência… è quase igual ao n900, com tela menor e sem teclado…

    mas tudo bem, acho que a nokia continua perdida na definição de seu portfolio (high, mid, low end).

    E querer ser iPôney? aff, cada fan boy que aparece. Tem flash xenon (comparado a um sistema que tem camera de dumbphone), além do simples fato de vir com symbian já é melhor que o pomar inteiro (que só terá pseudo-multitask apenas na v4)

  • não fala nada sobre o flash player pra assistir videos diretos de sites.uma porcaria esse celular ,fora que irá chegar custando nada mais que uns 800,00 r$

  • Adorei o smart principalmente pela camera e o video em 720p. Muito pratico ter tudo em um só equipamento (internet, video chamada, cam, radio, filmadora).
    Claro que para tarefas citidianas nada que substitua uma boa reflex e uma filmadora full hd xD

  • Full Flash, é o Flash 4.0 compatível com o flash 10, dá pra assistir vídeos direto no browser, que ficou muito bom.
    Notem que na apresentação (Vídeo de 3:59) é ao vivo, sem edição, e o browser é muito rápido e mostra a página do jeito que é.
    Quanto a querer ser um Iphone, acredito que só na popularidade, por que em termos de recursos, não há comparação entre os 2.
    Quanto ao Symbian, que prá mim já está ficando bom no ^!, na atualização 5 do 5800, deve estar muito bom no Symbian^3, tem até multitoque, acredita?
    Não gostei muito da cara do aparelho no início, mas já estou me acostumando.

  • Fazia TEMPO que a Nokia não me decepcionava. Por mais que o N8 tenha números GRANDES, ver vídeo-play de um lançamento com transições lentas é uma tristeza. Mas vamos esperar para ver. Acorda Nokia, vai a luta !

  • Symbian^3 com Tecnologia de Toque Capacitiva Classe 1 com Suporte à Multi-Toque, Câmera Digital Integrada de 12 Mega Pixels que Utiliza Lentes Carl Zeiss Vario Tessar Grande Angular 28 mm (Abertura Focal: 2.8 mm / Distância Focal: 5.40 mm), Sensor de Imagem Cmos Com o Tamanho Físico de 1/ 1.19, Flash Xenon, Detector de Rostos, Filmadora Digital que Grava Vídeos em HD com Codec de Aúdio AAC e Taxa de Amostragem de 50kHz, Bluetooth 3.0 A2DP, 16 Gigabytes de Memória Interna, 256 Megabytes de Memória Ram, Processador de Dados Arm 11 680 Mhz com Placa Aceleradora Gráfica Dedicada 3D e Licença Vitalícia de Localização e Navegação Gps com Orientação Por Voz Através do Software Ovi Maps, Enfim com Todos Estes Expressivos Recursos Tecnológicos, É Plenamente Justificável Afirmar que Nokia Nseries N8 Representa o Supra-Sumo da Telefonia Móvel Mundial, o Grande Gadget de 2010 ! Fazendo com que o Tão Aguardado Apple Iphone 4G se Torne Obsoleto, Antes Mesmo de Seu Lançamento !!!

  • Symbian^3 com Tecnologia de Toque Capacitiva Classe 1 com Suporte à Multi-Toque, Câmera Digital de 12 Mega Pixels que Utiliza Lentes Carl Zeiss Vario Tessar Grande Angular 28 mm (Abertura Focal: 2.8 mm / Distância Focal: 5.40 mm), Sensor de Imagem Cmos Com o Tamanho Físico de 1/ 1.19, Flash Xenon, Detector de Rostos, Filmadora Digital que Grava Vídeos em HD com Codec de Aúdio AAC e Taxa de Amostragem de 50kHz, Bluetooth 3.0 A2DP, 16 Gigabytes de Memória Interna, 256 Megabytes de Memória Ram, Processador de Dados Arm 11 680 Mhz com Placa Aceleradora Gráfica Dedicada 3D e Licença Vitalícia de Localização e Navegação Gps com Orientação Por Voz Através do Software Ovi Maps, Enfim com Todos Estes Expressivos Recursos Tecnológicos, É Plenamente Justificável Afirmar que Nokia Nseries N8 Representa o Supra-Sumo da Telefonia Móvel Mundial, o Grande Gadget de 2010 ! Fazendo com que o Tão Aguardado Apple Iphone 4G se Torne Obsoleto, Antes Mesmo de Seu Lançamento !!!

  • Parece show de bola o aparelho. Já tive um N82, muito bom, hoje estou com o C905 da Sony Ericsson, alás, só comprei o N82 na época porque estava mais em conta e oferecia mais recursos que o Ericsson avaliado. A Nokia tem bons aparelhos, mas esse negócio de colocar flash LED ao invés de xenon é podre! Imaginei que o N97 e/ou N80 viesse com xenon, pois são aparelhos ultra modernos e merecedores. As lentes podem ser boas e tal mas se não tiver um flash de "vergonha", de nada adianta a qualidade das fotos, sobretudo a noite. Flash tem que ser de XENON.