Gadget do dia: HyperDrive iUSBport
Início » NOVOS PRODUTOS » Gadget do dia: HyperDrive iUSBport

Gadget do dia: HyperDrive iUSBport

Fazer um HD externo, pen drive, cartões de memória ou media center conversar com seu smartphone ou tablet via rede Wi-Fi é o que faz o HyperDrive iUSBport, anunciado na IFA 2012. “É a porta USB que falta no seu iPad, iPhone e Android”, diz o panfleto distribuído pela fabricante Sanho Corporation no evento.

A ideia é que o conteúdo disponível em dispositivos de armazenamento possa ser acessado por qualquer outro gadget com Wi-Fi. Segundo a empresa, dá para, por exemplo, fazer o streaming de três diferentes filmes em alta definição para três smartphones diferentes, ou fazer um troca-troca de vídeos, fotos e músicas entre oito dispositivos simultaneamente.

E não precisa de internet pra fazer isso, pois o iUSBport é um roteadorzinho que cria sua própria rede sem fio de 480 Mbps em Wi-Fi 802.11 b, g ou n. Basta o uso de um app gratuito – e ele também opera com aplicativos de FTP, DLNA e outros protocolos de comunicação de dados.

Como é um dispositivo pequeno e leve (109 g) com bateria recarregável, dá para levar para onde for. Ele também se conecta a redes Wi-Fi existentes para compartilhar arquivos com outros equipamentos ou para liberar o upload dos seus arquivos para serviços de armazenamento na nuvem, como Dropbox, Flickr ou YouTube.

Curiosidade: há exatos dois anos, a Apple processou a Sanho Corporation, alegando várias quebras de patentes. O processo envolvia, principalmente, o uso dos conectores de 30 pinos na linha HyperMac, feita para funcionar com… gadgets da Apple. A linha HyperMac tinha até baterias extra pros MacBooks e hoje se chama HyperJuice.

Na loja virtual HyperShop, o iUSBport terá o preço sugerido de US$ 99,95, assim que for lançado. Ele será vendido também na Amazon.com e outros comércios online de eletrônicos.