Tendência: smartphones com furo na tela
Início » CES | MWC | IFA » CES 2019 » Tendência: smartphones com furo na tela

Tendência: smartphones com furo na tela

[CES 2019]

Passado: smartphones com notch/franja para acomodar sensores e ampliar a tela

Presente: smartphones com um furo na tela (ou um V ou um U) para acomodar sensores e ampliar ainda mais a área de visualização.

Futuro: smartphones com frente totalmente preenchida pela tela.

Estamos naquele estágio tecnológico em que sensores e câmeras frontais dos smartphones ainda brigam por espaço no topo dos aparelhos.

A Apple foi pioneira no notch com o iPhone X e manteve na geração seguinte, e o mundo inteiro copiou – Asus, Motorola, LG e inúmeras marcas chinesas. Em 2018, só a Samsung se mostrou ilesa ao dentinho acima das telas, priorizando uma pequena (e mais elegante) borda no seu topo.

Mas nem a Samsung está salva da tendência, já que disse em novembro que trabalha em novos tipos de tela – e devemos ver alguma do tipo “O”, “U” ou “V” no Galaxy S10 (ou mesmo no smartphone dobrável), a ser anunciado em fevereiro antes do MWC:

U - V - O

Andando pelos corredores da CES 2019, em Las Vegas, deu para identificar que algumas marcas já se adiantaram e têm modelos comerciais com o furo no canto esquerdo da tela – o que as classificaria como “telas O”. As telas “V” e “O” têm marcações no centro da tela.

O notch, para mim, é feio – acho invasivo demais, mas você acaba se acostumando com aquela faixa em cima da tela.

O furo (ou verruga ou NOTCH CIRCULAR, que nome horrível!) também é invasivo e ainda o vejo como uma solução paliativa, mas ainda é um pouco melhor (visualmente falando) que o notch (tem gente bem otimista com isso). De qualquer modo, para ver um filme ou jogar algo em tela cheia será preciso ajustar a proporção para não ficar com um buraco no caminho.

Enquanto a tecnologia de displays não evoluir para uma tela 100% cheia na frente dos smartphones e com a câmera frontal escondida embaixo da tela (e sem gambiarras, como uma parte traseira móvel que esconde a câmera).

Vi dois modelos da Huawei – o Nova 4 e o Honor View 20 (que tem um acabamento traseiro estupidamente lindo) – e um da HiSense, o U30 – com um furo tão grande que mais parece uma verruga.

A Huawei também tem o gigantesco Mate20 X, que tem uma tela em “O” centralizada, mais elegante que no canto esquerdo da tela – e suas três câmeras traseiras (mmm, Leica!).

Galerias de fotos abaixo.

Huawei Mate20 X

Huawei Nova 4

Honor View20

Hisense U30

Disclaimer: Henrique viajou a Las Vegas a convite da Samsung. Opiniões e fotos são nossas, assim como escrever textos com seis horas de fuso horário e torcer para não ter cometido nenhum erro de digitação no caminho.

Escrito por
Henrique Martin
3 comentários