Fotos: o carro do Google Street View
Início » CULTURA DIGITAL » Google » Fotos: o carro do Google Street View

Fotos: o carro do Google Street View

RESUMO

E os trinta carros do Google Street View já percorrem as ruas das regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro. Sem previsão de lançamento do serviço integrado ao Google Maps, quando sair virá também com mapas de Belo Horizonte, que já foi fotografada.

Uma prévia não editada da Av. Paulista no Street View

E os trinta carros do Google Street View já percorrem as ruas das regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro. Sem previsão de lançamento do serviço integrado ao Google Maps, quando sair virá também com mapas de Belo Horizonte, que já foi fotografada.

Ah, sim, nada de Nexus One pro Brasil, tá? O lançamento desta terça-feira é só pros Estados Unidos mesmo.

O Google deveria ter aproveitado os feriados de Natal e Ano Novo, com a cidade sem trânsito… De qualquer modo, as câmeras têm resolução entre 10 e 12 megapixels (nem o gerente de produto sabia o valor exato), e o mastro leva as nove câmeras (oito laterais e uma para a visão do céu), GPS e sensores infravermelho de distância (que ajudam a calcular o clique de aproximação em um mapa).

Não há imagens oficiais “costuradas” das nove câmeras ainda – a que abre este post está sem tratamento oficial ou a já clássica proteção aos rostos dos pedestres e placas dos veículos. Curiosamente, o Brasil é o único país com um parceiro para os carros (é um Fiat Stilo vermelho) – deu a entender que nunca pensaram nessa possibilidade lá fora.

O grande segredo do carro está no porta-malas, que guarda uma bateria adicional para o hardware e o computador (e discos rígidos) que armazenam as fotos – esse não deu nem para ver ou fotografar (será que tem um Googler ali apertando botões?), assim como o lado do motorista do Stilo. Por sinal, dois motoristas se revezam durante o dia no comando do Stilo. E, não, diz o Google, não teremos o triciclo do Street View por enquanto no Brasil.

Agora é aguardar o serviço entrar no ar e começarmos a encontrar pessoas peladas no Google Maps Brasil. Mais fotos do carro e da câmera do Street View.

Escrito por
Henrique Martin
30 comentários
  • legal, parabens a todos!!! sou fotografo, viajo o Brasil inteiro, e faço uso de gps.
    ficará útil para todos, inclusive os "criticos", heheheh
    Nao vejo a hora de poder usar o novo google maps
    Feliz ano novo

  • Essa "Googler" deveria mapear meu coração…… se vc ler essa mensagem, me responda: É solteira ?????? Bjs e uma rosa pra vc, feliz ano novo.

  • o "melhor" de tudo isso foi perceber que o Google usa computador (pelo menos o note) Apple/Mac/OSX para as fotos… e eu que achava que era Windows 7 em máquinas Dell ou HP…
    Boa surpresa.
    Abraços a todos.

  • Tomara que de certo esse trabalho do Google aqui no br, pq eu só imagino o pessoal fazendo roda no carro do Google, colocando a cara na frente das câmeras, se atirando com os braços pela janela dos carros pra aparecer… O software de borrão de faces do google vai dar trabalho pra CPU quando processar as imagens xD e tomara que nada muito vergonhoso apareca nessas imagens tb :p

  • » Carinha, né por nada não, mas o Apaixonado tem razão. Por essa beldade aí eu me mudaria até pro inferno, quem dirá pra Mountain View. Hehehe!
    » Óh os air-bags da mina. É seios pra homem nenhum botar defeito. Nossa! Como eu queria trabalhar no Google!

  • oi e ae …oq vc faz… ha eu dirijo o carro do Google Maps
    WoW! tirando onda … deve receber quanto por mes …

  • Eu ficaria muito infeliz vendo uma foto não autorizada minha em um site de mapeamento da internet. As empresas deveriam levar em conta nossos direito, acho que ainda irá surgir muito processo por uso indevido de imagem, etc.

    • vivian
      o google remove rostos de pedestres e placas de carros exatamente para evitar esse cenário que você propõe

  • como tem geek imberbe pré-adolescente…. ¬¬'

    O carro é blindado? Tem previsáo de liberar as imagens já finalizadas

  • a googlemaps vai montar uma industria de GPS com essa tecnologia StreetView. Os caras vao ficar mais rico ainda hehe

  • Hoje eu vi um desses carros do Google View na Vila Nova Conceição, mais especificamente na Hélio Pellegrino, fazendo uma conversão proibida. Ahhhh, já virou Brasil!!!!

  • "meus direitos…" não dá pra acreditar que ainda leio isso. ¬¬

    Bem, moro no Rio, mas duvido que eles façam mapeamento de alguns bairos afastados no município. Santa Cruz e Campo Grande devem ficar de fora. Mas se eu vir o carro aqui vou pedir carona.

    E essa Googler… meodeos!

    • está passando !! já vi circulando em vários bairros bairros daqui da zona oeste do RJ os caras do carro não olham nem pro lado pra da informação

  • […] Mas quando vou poder ver as fotos acima da Avenida Paulista no Google Maps? O Google pede "um pouco mais de paciência", e não coloca prazo. Enquanto você espera, confira as fotos do carro Street View no Zumo. Ah, e se você estiver com medo de não ter privacidade, você pode comprar esta camiseta. Todo mundo sai ganhando! [Google Brasil Blog via Terra Tecnologia; imagem via Zumo]. […]

  • carro do Google Maps Street View visto hoje na av afonso pena, campo grande, ms !!!!!!!!!!!!!!!!!1