Facebook: 60 milhões de brasileiros e contando
Na sede do Facebook, o "muro" real: visitantes deixam seu recado
Início » FOTOGRAFIA » GALERIA DE FOTOS » Facebook: 60 milhões de brasileiros e contando

Facebook: 60 milhões de brasileiros e contando

O Facebook já tem mais de 60 milhões de usuários no Brasil, contra “apenas” 10 milhões registrados um ano e meio atrás, quando sua operação local começou a funcionar.

A companhia abriu ontem, para a imprensa, as portas do seu novo escritório em São Paulo.

Alexandre Hohagen, ex-chefão do Google e responsável pelo Facebook para América Latina, comenta que o escritório, seguindo os demais pelo resto do mundo, tem partes inacabadas: falta forro no teto em vários locais do escritório, incluindo salas de reunião e alguns canos e tubulações de ar-condicionado estão à mostra.

Tudo para provar que o Facebook “também é uma obra em andamento” – nada mal para uma rede social com 1 a cada 7 humanos em todo o planeta usando seus serviços.

No escritório de São Paulo, que também é responsável pela América Latina, trabalham 45 pessoas hoje, a maioria na área de vendas, mas ainda metade do espaço está vazio. Antes dessa nova sede no Itaim, o Facebook ficava em um “escritório virtual” alugados (e padronizados).

Se no Google tudo é colorido e lembra um playground para adultos, o Facebook é mais sóbrio: aqui, as mesas são ajustáveis (dá para trabalhar em pé), a decoração das mesas é mais básica e as paredes coloridas (a maioria em tons de azul, começando pela recepção) têm pouca coisa grudada ainda. Leonardo Tristão, que cuida das operações do Brasil, comenta que “a decoração ainda está sendo feita”.

Pelas mesas de trabalho, não vi nenhum PC. Apenas MacBooks ligados a telas gigantes da Dell. Restos da festa de Halloween no último mês ainda assombram algumas mesas.

No fundo, a clássica cafeteria estilo americano, com bebidas, frutas e petiscos à vontade. As salas de reunião têm nomes de pontos turísticos da cidade, e a maior delas traz um sistema de videoconferência para falar com outras unidades do Facebook ao redor do mundo – e toda sexta-feira o CEO Mark Zuckerberg está disponível, ao vivo, com toda a companhia, para responder perguntas dos funcionários e fazer alguns anúncios.

Veja as fotos do novo escritório do Facebook em São Paulo – clique para ampliar:

Escrito por
Henrique Martin
7 comentários