Exchange 14: a Microsoft vai mudar o Outlook online
Início » NOVOS PRODUTOS » CORP » TI » Exchange 14: a Microsoft vai mudar o Outlook online

Exchange 14: a Microsoft vai mudar o Outlook online

outlook-velho

A Microsoft investiu tanto nas suas plataformas Live (Hotmail, MSN, Spaces e tal) que, por um tempo, esqueceu que usuário corporativo também é gente.

Redmond, claro, sempre fez mudanças nos recursos do servidor Exchange, mas desde sempre que conheço a versão online do Outlook (chamada atualmente de Web Access) me lembro que é algo tão limitado que até dá raiva – como dá pra perceber na pobreza de recursos da tela acima (clique para ampliar). 

Depois de manter por anos a interface restrita e com pouca compatibilidade com outros browsers (até funciona com Firefox, mas não é tudo isso), o Outlook Live do Exchange 14 terá, nas palavras dos desenvolvedores do produto, “cool new features“: maior compatibilidade com IE, Safari e Firefox, interface repaginada (com múltiplas conversações agrupadas, estilo Gmail) e até mensagens instantâneas integradas.

Depois do clique, um vídeo da Microsoft demonstra tudo isso, com o Outlook Live rodando em PCs e Macs sem problema (e sem precisar do IE!). Só faltou o Chrome. 

(a demo mesmo começa por volta de 1:30)

Pelo que entendi, uma prévia do Outlook Live já está disponível para usuários do site Live@Edu da Microsoft. O Exchange 14 não tem data prevista de lançamento.

Escrito por
Henrique Martin
7 comentários
  • Deixa eu ver se entendi:

    Eles fizeram um bugfix (site não funcionar em outros navegadores, pra eu que sou desenvolvedor web, é bug) e fazem um vídeo bacaninha, tratando o lance como se fosse nova feature?

    Estou chocado.

    • @daniel mais ou menos. mas pra quem usa outlook online hoje, é um BAITA avanço… lá pra 2009 ou 2010! 😛 (o screenshot da versão atual foi feito no Firefox, por sinal)

  • Sou consultor e trabalho com o Exchange Server desde a versão 5.5.

    As primeiras versões do OWA (Outlook Web Access) de fato eram bem pobres. Mas eram pobres em uma época em que os webmails em geral eram pobres.

    Já no Exchange 2000 algumas novas funcionalidades insteressantes foram agregadas ao produto.

    A imagem postada neste artigo é a versão “Light” do OWA do Exchange 2003. A versão “Premium” é muito mais agradável aos olhos e possui muito mais funcionalidades.

    A atual versão – Exchange 2007 – possui a interface mais agradável e poderosa de todas. Nela é possível fazer uma série de ações, entre outras, receber sugestão do OWA para horário de uma reunião, levando-se em consideração a agenda de todos os envolvidos, mais a sala e os recursos (projetor, laptop, etc.).

    Assim, a atual versão já possui muitas funcionalidades. E em muitos clientes onde atuo, alguns usuários já dispensaram o Microsoft Outlook para utilizarem apenas o OWA.

    Com relação ao Live@Edu, a versão do OWA utilizada atualmente é igual ao do Exchange 2007.

  • Uma correção. Acessei agora minha conta no Live@Edu e de fato é o Exchange 14 que está sendo utilizado.