Eletrolar: a casa conectada chegou (e outros gadgets)
Início » NOVOS PRODUTOS » Design » Eletrolar: a casa conectada chegou (e outros gadgets)

Eletrolar: a casa conectada chegou (e outros gadgets)

Positivo Tecnologia, Xiaomi, LG, Semp TCL e um monte de outras marcas de eletrônicos de consumo mostram no evento em São Paulo suas cartas para o final do ano. O conceito da casa conectada faz parte da estratégia de grande parte delas junto a smartphones, TVs e inúmeros acessórios.

Vale notar que o conceito de casa conectada não é novo (era algo então proprietário e caro), e agora passa a ser um produto mais acessível e fácil configuração – basta plugar no Wi-Fi e falar “OK Google, ligue a lâmpada da sala” ou algo parecido.

O Google, por enquanto, sai na liderança de plataforma para assistentes pessoais por já ter um ecossistema em andamento (todo Android moderno responde a comandos de voz, afinal), e a Amazon prepara seu lançamento da Alexa em português para outubro – a conferir como o mercado vai responder com produtos compatíveis.

Veja os meus destaques da micro-CES brasileira.

Semp TCL

Ainda que de forma discreta, a Semp TCL anunciou sua entrada no mercado de casa conectada com uma linha de lâmpadas, tomadas, porteiro eletrônico, sensor infravermelho e câmeras de segurança que chegam ao mercado até o final do ano. Preços não foram divulgados ainda.

E em um cantinho do estande uma variante do smartphone dobrável da TCL (similar aos protótipos que vi no MWC em fevereiro). A TCL também lançou TVs 4K novas com preços acessíveis.

Multilaser

Além do primeiro alto-falante inteligente com Alexa em português com lançamento previsto para outubro junto com mais produtos (lâmpadas, câmeras etc.), o smartphone Multilaser G Pro aparece como mais um aparelho da marca com design interessante. Câmera dupla na traseira (13 e 2 megapixels), tela de 6,1″ HD+ com notch. Preço não divulgado.

Xiaomi

Fui até a Eletrolar procurando a DL, encontrei um estande enorme da Xiaomi com algumas surpresas, como o Redmi 7A…

… o Mi 9SE (já com preço sugerido)…

E o novíssimo (e lindo) Mi 9T, com câmera pop-up e especificações para brigar com o Samsung Galaxy A80:

Falando com o pessoal da Xiaomi, a operação vai bem, obrigado – com aparelhos da linha Redmi vendendo bem e previsão de ter 15 smartphones à venda no Brasil até o final do ano. Mi 9T já passou na Anatel (falta só homologar a bateria) e, se tudo der certo, o preço pode sair ainda esta semana.

Repito o que já disse aqui neste ZTOP: a Xiaomi acertou ao se associar a uma empresa brasileira com conhecimento profundo de varejo, a DL. Tanto que já até começam a falar em fabricação local (a DL tem estrutura para isso).

Anker

A marca representada pela Positivo Tecnologia atualiza alguns acessórios e traz novos, como base de carregamento wireless para smartphones, assim como baterias e adaptadores com USB 3.0 e USB-C.

2A.M

A marca da Positivo mostrou protótipos de notebooks gamers (com um pé no mundo corporativo/profissional que precisa de poder de processamento, algo que marcas voltadas ao público gamer tendem a ignorar). Configurações incluem processador Intel Core i5 ou i7 de 9a geração, 8 GB de RAM e 512 GB de SSD com placa de vídeo NVidia. Chegam às lojas a partir de outubro.

Positivo Tecnologia

Duas coisas muito interessantes aqui: o P70S, featurephone que roda KaiOS e vem com botão de Google Assistente e também já é compatível com WhatsApp (yay!):

E toda a linha de lâmpadas, adaptadores de tomada e itens de segurança de casa conectada ligadas ao Google Assistente (e em breve outros assistentes de voz) e já à venda:

LG

A LG trouxe a linha nova de smartphones (K12 e G8S) e também anunciou novos modelos de televisores – todos também com Google Assistente. As TVs da linha SM90 contam com tecnologia NanoCell e resolução 4K e vêm em tamanhos que chegam até 86 polegadas – preços não foram divulgados.

Elgin

Essa linha de lâmpadas de filamento LED da Elgin é talvez a coisa mais bonita da Eletrolar 2019 (no meio de um corredor mega iluminado).

AER / Geonav

O AER Aerbone (AER09GR) é, até onde sei, o primeiro fone de ouvido de condução óssea à venda no Brasil. Preço sugerido: R$ 699.

Casus Grill

Daquelas coisas escondidas no canto da feira, a Casus Grill é uma churrasqueira ecológica descartável com uma hora de calor. Custa R$ 69 no site.

A Eletrolar 2019 vai até 01 de agosto em São Paulo.

Escrito por
Henrique Martin