Editorial: o caso Asus Transformer Prime
Início » NÚMEROS ENORMES » Editorial: o caso Asus Transformer Prime

Editorial: o caso Asus Transformer Prime

RESUMO

Removi temporariamente o conteúdo do post com o hands-on do tablet Transformer Prime. Não teve ameaça de processo: a culpa mesmo foi de falta de comunicação interna dentro da Asus lá em Taiwan – um embargo que não chegou ao nosso conhecimento a tempo da publicação do post.

Removi temporariamente o conteúdo do post com o hands-on do tablet Transformer Prime. Não teve ameaça de processo: a culpa mesmo foi de falta de comunicação interna dentro da empresa lá em Taiwan. Existiu um embargo que não chegou ao nosso conhecimento a tempo da publicação do post.

O pico inicial de audiência começou na sexta-feira no final da tarde, com o link do Engadget (já era manhã de sábado em Taiwan).

Achei que ia chegar a uns 20 mil pageviews fácil. Acabou o dia com 29 mil, passou o sábado com mais 27 mil e domingo com mais 8.700 visitas. Somando tudo, incluindo a parcial de hoje, mais de 71 mil visitas em um único post. Recorde incrível para um humilde site local que preza o conteúdo original feito aqui, com cuidado e atenção e sem viver de copiar-colar links do exterior.

Depois do Engadget, veio um mundo de links (GizmodoThe Verge) e deles uma enxurrada de gente citando o ZTOP mundo afora. No Brasil, nossos amigos do Gizmodo-BR foram os únicos a nos linkar.

França, Itália, Bulgária, Japão, China, Rússia, Alemanha, Polônia e mais um monte de gente seguiu copiando nossas fotos e linkando o vídeo (+ de 88 mil exibições, por sinal). Esse povo todo vai retirar o conteúdo do ar? Duvido. Mas não sou eu que irá avisar.

Fato é que eu acho curioso o pessoal de Taiwan reclamar de embargo quando o CEO da empresa mostrou o tablet em público e dias antes a Asus havia soltado um comunicado de imprensa com informações sobre o produto, incluindo preço e data de lançamento.

Deveriam, ao menos, ter avisado a Asus Brasil da data certa para liberar os dados para a mídia em geral (e essa é minha principal crítica ao caso todo: se perderam na burocracia de e-mails da corporação global e não definiram data certa).

Não tenho culpa se somos rápidos para subir certas coisas no site. A informação é boa, quente e oficial? Vamos nessa.

Pergunta pra alguém de comunicação lá na Apple se eles fazem divulgação pra imprensa em pedaços, como vem ocorrendo com o Transformer Prime.

Tirei as informações do ar mais por respeito aos colegas da Asus Brasil, que já ajudaram a gente em um monte de outras coisas/produtos/testes, do que por conta dos chefes deles no extremo oriente (que, pelo visto, precisam de um bom responsável de relações públicas e comunicação corporativa).

Nosso relacionamento com eles continua como sempre: tem produto bom? Manda que a gente mexe/testa/fuça e ainda devolve funcionando com todos os acessórios.

Vou retornar o conteúdo original do post no dia 1 de dezembro, caso não aconteça outro incidente/hands-on/preview de outros sites por aí. E aguardo o produto para review quando for possível.

E, no fim das contas, com links do mundo todo, a informação está aí – basta procurar. É só olhar nas dezenas de comentários/trackbacks do post original. Sabe aquela história de que “caiu na internet, nunca mais sai do ar?” Então, é isso aí.

Update 22/11: o post original voltou ao ar antes do previsto. Agradeça à divulgação de novas imagens e vídeo por parte da Nvidia com o Prime rodando Android 4.0.

Separei um monte de screenshots do ZTOP pelo mundo (Ticolino ficou famoso!)

Escrito por
Henrique Martin
23 comentários
  • Foi bom poder entender o que aconteceu. Apesar da infeliz reação da Asus, acho que valeu pelo furo, pela quantidade de acessos, pelas referências e pelo reconhecimento. Se ocorreu um problema de comunicação interna na empresa, a culpa realmente não é de vocês. Além disso, o post deixou claro a situação de "hands on" e não "review" e que o produto ainda não era a versão final. Mesmo assim, chamou a atenção do público e ajudou a empresa de alguma forma.

  • E assim caminha a comunicação! Se o pessoal do Brasil conversar legal com a matriz, pode ser que saia antes. Cruze os dedos. 🙂

  • Parabéns pelo Furo!
    Pode ser que seja desorganização interna deles… mas pode ser que eles estejam aprendendo com a Apple como transformar um pré/lançamento em buzz na Internet.

  • Eu particularmente acho uma ótima jogada de Marketing fazer todo esse frenesi com a imprensa nacional e internacional, e por sinal ótimo para tirar todos os holofotes de cima da Apple, q anda passando vergonha com o bug da bateria no iOs 5, então digo q a Asus Taiwan está chorando de barriga cheia.

  • Primeiramente, parabéns pelo sucesso baseado na qualidade.

    Mas se todo o globo citou o zumo, pq nem um site brasileiro se interessou? Estranho, muito estranho .

    • Dor de cotovelo? Transform(err…) aquele robô que vira carrinho?

      • se fosse um engadget, todo mundo iria linkar…

        Parece que ninguem aceita sucesso de brasileiro – ainda mais de um blog com conteúdo exclusivo e original.

        Parabéns mais uma vez!

  • Não me interessa o que aconteceu por lá, o importante é a postura profissional do ZTOP…Parabáns amigo!
    Abs

  • Siempre que veo estas noticias (“REVIEWS”)

    y despues tienen que quitarles es comico…

    pues de cualquier manera es (Exposure) propaganda gratis..

    pues en el Internet toda noticia vuela a la velocidad de la luz

    Creo que lo que he visto hasta ahora de ASUS TRFR PRIME

    me gusta asi que me comprare una ASAP tan pronto como pueda $$$

    Luce como la mejor opcion de Tablet hasta este momento…

  • rapaz, então foi isso? estava vendo em vários sites internacionais as mesmas fotos que Vc postou, achei estranho, pensando que Vc tinha copiado a notícia e falando como se fosse sua, então foi o contrario, impressionante. meus parabéns!

    • E para você ver né? Acho que somos um dos poucos sites brazucas de tecnologia que consegue furar os sites internacionais em assuntos que não estejam ligados a temas locais como políticas de TI e/ou produção local.

      Por sinal já fazemos isso a anos… Fomos os primeiros a dizer que a Intel iria abandonar a nomenclatura “2 duo/quad” e passar a chamar seus chips apenas de CORE, que o primeiro netbook da Dell iria se chamar “Inspiron Mini”, fotografamos a primeira aparição pública do e-reader da Asus, o ThinkPad Tablet, o netbook conversível e o tablet educacional da Intel e mais recentemente fomos um dos primeiros a fazer um hands-on com a Finepix X10 da Fuji e divulgar que a sua versão com lente intercambiável será lançada em fevereiro de 2012.

      • Esse sucesso tem total relação com a boa convivência que vocês têm com as empresas. Quando leio entrevistas suas com executivos da AMD, Intel, Motorola, etc; tenho vejo uma proximidade maior do que somente um entrevistador e entrevistado. Vocês não colocam o "furo" acima da ética.

  • Esse fato deixa claro duas coisas, primeiro a falta de comunicação entre a ASUS "matriz" de Taiwan com a ASUS Brasil e segundo o profissionalismo dos chapas do ZUMO e o respeito com os parceiros da ASUS brasil que não tiveram culpa nenhuma do ocorrido.

    Esclarecido o acontecido, o que eu quero mesmo saber é quando chega a versão 3g do Transformer original, perguntei isso lá no tópico do hans on mais como ele está temporariamente "embargado" (rs), fico no aguardo da sua reativação pra ver se no dia 1 de dezembro terei minha resposta, né Henrique?

  • "… para um humilde site local que preza o conteúdo original feito aqui, com cuidado e atenção e sem viver de copiar-colar links do exterior." GOSTEI MUITO DE LER ISSO AQUI, PARABÉNS PELO BELO TRABALHO E PRINCIPALMENTE, POR PREZAR A HUMILDADE, Q ABRE INFINITAS PORTAS AO LONGO DA VIDA, MAIS UMA VEZ PARABÉNS.

  • Não é a primeira vez que uma empresa de origem chinesa/taiwanesa comete uma falha dessas, e com certeza, não será a última. E não adianta a turma do escritório local perguntar, porque a turma do escritório internacional não irá responder.

    Infelizmente, a comunicação interna de algumas dessas empresas funciona da seguinte maneira: se a diretoria não falou com as filiais, o assunto simplesmente não existe, e se não existe, não tem porque responder qualquer coisa referente a algo que não existe. Resultado obtido em um país como o Brasil: epic fail!

  • esse papo nao vai durar muito mais, na franca tinha uma revista que fazia a mesma coisa, divulgava e dizia que nao havia embargo, bom passou-se um tempo dai nenhume empresa fotografica enviava material pra eles mais.