E saiu o Google Phone (ou quase)
Início » NOVOS PRODUTOS » Celulares » E saiu o Google Phone (ou quase)

E saiu o Google Phone (ou quase)

Open Handset AllianceOpen Handset Alliance é o nome oficial do teórico Google Phone, Gphone ou algo parecido. Bem, na verdade não existe um telefone fí­sico criado pelo Google (ou ao menos com sua marca), mas sim uma aliança para criar uma nova plataforma de desenvolvimento para celulares formada por 30 empresas de tecnologia e telecom, incluindo aí­ o Google.

A lista de membros da OHA une gente distinta com interesses mútuos: operadoras (Sprint, Telefonica, Telecom Italia, NTT DoCoMo), fabricantes de semicondutores (Intel, Broadcom, Qualcomm, Texas Instruments), desenvolvedores de software (Google, eBay, Nuance) e quatro fabricantes de celulares: HTC, Motorola, LG e Samsung.

O principal produto é o Android. Baseado em Linux, reúne sistema operacional, middleware e aplicativos para telefones. Seu SDK sai oficialmente semana que vem, dia 12 de novembro. Os primeiros celulares só chegam ao mercado na segunda metade de 2008.

Numa análise inicial fria sobre o mercado de celulares e smartphones, duas empresas vão sofrer concorrência do que vier como produto final da Open Handset Alliance.

A primeira é a Microsoft. Tanto HTC, Motorola e Samsung têm aparelhos movidos a Windows Mobile. Ainda não sei qual é a estratégia exata dessa parceria (exclusividade, coexistência?), mas são os principais fornecedores de hardware móvel para Redmond seguindo em direção ao open source (até onde sei a LG não tem smartphones). A Motorola, por sinal, já vinha sinalizando mudanças há algum tempo com a adoção de Linux em diversos dispositivos.

A segunda, com menores consequências imediatas (por conta da sua consolidação no mercado de smartphones) é o pessoal da Symbian (leia-se Nokia e Sony Ericsson). Aparelhos movidos a Symbian representam um pedaço enorme de mercado e contam com uma comunidade enorme de desenvolvedores por todo o mundo. O curioso é que a própria Nokia usa Linux em alguns dos seus dispositivos (como os internet tablets N800 e N810) e há muito tempo se especula que o principal problema dos seus aparelhos é o gargalo causado pelo sistema operacional Symbian.

Quero ver – e como sempre, só o tempo dirá – como a comunidade Linux vai responder a mais um chamado do Google. E que lançamento mais vazado esse do Google? Todo mundo já sabia antes, só faltava o nome oficial.

Escrito por
Henrique Martin
10 comentários
  • “O curioso é que a própria Nokia usa Linux em alguns dos seus dispositivos (como os internet tablets N800 e N810) e há muito tempo se especula que o principal problema dos seus aparelhos é o gargalo causado pelo sistema operacional Symbian.”

    Eu já ouvi dizer que a Nokia não adere ao Linux de vez porque tem que justificar muitos US$ investido no Symbian.

    Algo como: Investimos rios de dinheiro no Symbian e agora você vem falar que o Linux faz tudo que ele faz e com bem menos investimentos!

    Mas também já ouvi dizer que arquitetura do Symbian orientada a eventos é muito superior a qualquer outro SO, principalmente com relação a economia de energia (bateria) e recursos. E adicionalmente o Linux não é um ótimo exemplo em economia de energia (bateria) principalmente com abusos na utilização do D-Bus.

    Mudando o foco… O importante é que o mercado de celulares/smartphones estão ficando muito aquecidos e me parece que sairemos ganhando como usuários e como desenvolvedores ($$)! 🙂

    PS: Bacana seu blog vem acompanhando a alguns dias. 😉

  • Luciano, concordo plenamente com vc. O mais estranho disso tudo é ver a Nokia (via Nokia Forum e Instituto Nokia de Tecnologia) criar software Linux aqui no Brasil…

  • Este SDK / API / ou qualquer coisa que o valha será aberto, certo? Temos informações oficias sobre ser uma API aberta para desenvolvimento coletivo / open source?

    []’s

  • Eduardo

    Sim, o SDK será aberto. Li em alguns sites de notícias por aí (porém não encontrei no site oficial) que será uma licença Apache v2.

  • Henrique, pelo o que eu entendi a Nokia vai investir até o Linux superar ou se equiparar ao Symbian.

    Além disso a Nokia tem uma grande número de especialista em Symbian e conseguir essa mesma força na nova plataforma também não é tão simples assim.

    Aliás ouvi (dos ventos de Recife) que a demanda por especialistas em desenvolvimento Symbian ainda é bem grande dentro da Nokia.

    Aparentemente estão cozinhando em banho maria o Linux e quando tiverem algo bem próximo ao Symbian irão introduzir aos poucos nos celulares.

    Obviamente se ocorrer essa mudança Symbian => Linux será gradual, e ao meu ver já começou justamente com o internet tablet (N700 e N800) e plataforma Maemo acredito que em 1 ou 2 anos teremos celulares com essa plataforma.

  • Sempre achei difícil o Google investir em hardware, mas as imagens do possível gPhone eram ótimas.

    Achei estranho a Nokia não participar deste conssórcio, mas quem sabe com o tempo, não conheço o symbiam mas em breve passarei a utilizá-lo