Dell vai vender PCs com Ubuntu, diz Canonical
Início » CULTURA DIGITAL » inclusão digital » Dell vai vender PCs com Ubuntu, diz Canonical

Dell vai vender PCs com Ubuntu, diz Canonical

RESUMO

E sai na próxima quinta-feira (29) o Ubuntu 9.10 “Karmic Koala”. Falei agora à tarde com Fabio Filho, diretor da Canonical para América Latina e aproveitei para perguntar sobre o “estado do Ubuntu no Brasil”. Afinal, quando grandes OEMs vão vender hardware com Ubuntu por aqui?

Rhythmbox_Totem

E sai na próxima quinta-feira (29) o Ubuntu 9.10 “Karmic Koala”. Falei agora à tarde com Fabio Filho, diretor da Canonical para América Latina e, apesar de o foco do papo ser as novidades do sistema operacional, aproveitei para perguntar sobre o “estado do Ubuntu no Brasil”. Afinal, quando grandes OEMs vão vender hardware com Ubuntu por aqui?

Fábio fez questão de explicar as duas linhas de negócios da Canonical: a venda de serviços e suporte para o Ubuntu (versões desktop e servidor) e a prestação de serviços para os fabricantes de hardware (OEMs) que já vendem máquinas em novos computadores com Ubuntu instalado.

Na área de serviços e suporte, “existe uma grande demanda de uso do Ubuntu no Brasil”, diz o executivo. A Canonical tem parcerias no Nordeste com a Fuctura e no Sul com a Solis para suporte e treinamentos em Ubuntu.

Tá, e os OEMs, que na maioria das vezes vendem máquinas com distribuições Linux mal-acabadas e que, invariavelmente, vão acabar rodando um Windows piratex? Fábio Filho comenta que, sim, ocorre esse problema já que muitas vezes os OEMs preferem vender máquinas baratas com Linux e o próprio mercado acaba incentivando essa busca pelo mais barato.

“Só que a Dell no Brasil vai vender máquinas com Ubuntu, não tem data definida ainda. Também estamos negociando com Semp Toshiba e Positivo Informática”, afirma. A pequena Meoo já tem PCs com Ubuntu, de acordo com o executivo.

Bem, entre dizer e acontecer precisa de tempo, né? Eu acredito que esses três fabricantes – Dell, STI e Positivo – poderiam ao menos mudar um pouco o panorama (e a má-fama) dos PCs baratos com Linux (e Windows pirata) ao adotar o Ubuntu, não?

Em tempo: lá fora, a Dell vende máquinas com Ubuntu faz tempo. O Marcelo Neubert, do PontoGeek, me deu um toque via Twitter que já viu notes Dell com Ubuntu no site brasileiro. Procurei… e não achei (mas o Marcelo achou e me mandou os linhs do Vostro A840 e A860)

Escrito por
Henrique Martin
15 comentários
  • Esses tempos vi entrevista(acho que segui um link lá do BrLinux) de um representante brasileiro da cannonical, talvez esse mesmo.

    Ele dizia que preferia que o Ubuntu nem fosse colocado se não fosse para fazer direito. Ou seja, no mínimo, conseguir rodar todo hardware da máquina.

    Acho correto, essas distros toscas que colocam são um nojo, só queimam o filme. Claramente colocadas lá só para ficar de acordo com o Pc Para todos e ganhar o incentivo.

  • Seria bem legal um Mini 10 com Ubuntu Netbook Remix já instalado e com tudo acertado para uso.

  • Essas distribuições ruins que tentam imitar o visual do Windows realmente precisam ser extintas.
    Quanto mais parecido for, maior o grau de frustração quando a criançada descobre que não roda o The Sims :p (sem Wine e essas coisas).

    Algumas chegam ao cúmulo de distribuir ROMs ilegalmente.

    Se precisam aprender com o Mac OS uma coisa, é que não precisam replicar uma experiência de uso familiar para se darem bem.
    E o Ubuntu é outra prova disso 🙂

  • Gostei da idéia e dias atrás fiz a pergunta ao um vendedor no chat da Dell e ele não soube responder. Sabia que lá “fora” eram vendidos notes com o Ubuntu.
    Agora devemos torcer que otimizem o sistema conforme o hardware para não deixar à desejar.
    Também não gosto dessa distro que tentam imitar o Windows. Sinto muita vergonha desse povo.

  • Qto maior a diversidade, melhor para o mercado. Se tivermos opçao de linux e windows, otimo.

    Bom que seja o ubuntu. A considero a distro mais amigavel ao leigo.

    E Incrivel,

    nenhum troll mencionando que ubuntu nao presta, e que a distro D, SL ou RH eh melhor… eheheh

  • Boa tarde, venho por meio deste solicitar umas orientações:

    Gostaria de aproveitar para saber se a instalação de vários fax-modems é possível e de forma fácil, como no Windows, já que testei várias distribuições da Ubuntu e até hoje não consegui instalar meus fax-modens de vários chips-set, mesmo seguindo tutorias de sites de forúns, ou seja, é super complicado por ser por comando, se depois de toda a confusão funcionasse até que daria para relevar, mas nem mesmo assim funcionou nenhum dos fax-modems meus! O único que

    consegui instalação automatizada foi no S.O. BIG LINUX, mas não tem como conseguir fazer como no Windows, cuja a facilidade é bem mais prática, o que estou procurando, e muitas pessoas também, pelo que vi na net, é um sistema

    operacional livre, mas com a facilidade de se instalar e configurar um ou vários fax-modem(s) num mesmo sistema operacional e fazer com que possamos fazer nele o mesmo que no Windows, no que diz respeito a fazer o sistema operacional inicializar já com os dial-ups prontos para navegação discadas, pois aqui no meu Windows eu consigo fazer vários dial-ups subirem junto com o Windows e desta forma fazer com que todas as minhas linhas entrem na internet discada para que eu ganhe meu dinheiro do meu provedor de acesso, pelo simples fato de deixar meu computador na conexão discada com meu provedor de acesso discado, ok?

    Agradeceria se alguém se propusesse a ajudar uma grande parte da população que usa e ganha dinheiro honesto por meio de provedores discados, só que a maioria, como eu, não está acostamada a ficar usando um monte de comandos e perder tempo, o que queremos é um sitema prático e que reconheça um fax modem ou vários ao mesmo tempo, como é o caso do Windows! Desejo que, sinceramente, exista alguém que consiga essa façanha, pois para mim e muitos usuários é só o que falta para mudarmos definitivamente do Windows p/ Linux.

    Desde já agradeço pela vossa atenciosidade e se possível for também agradeceria se de alguma forma fizessem chegar até os desenvolvedores da Linux, pois eu estarei também tentando enviar esta mensagem para eles, o problema é que não falo inglês, por isso agradeço se puderes me ajudar de alguma forma!

    Me desculpem se encomodo, mas tenho que tentar de todas as formas possíveis até que estas informações cheguem à quem possa nos ajudar, afinal de contas sou Brasileiro e não desisto nunca!

    BRASIL/SÃO PAULO-SP

    Atenc.: SIVALDO

  • Mexi no red hat certa vez e não quero ver linux nunca mais! Isso é só pro pessoal do Big Bang Theory mesmo. Uns meses atrás mexi no Ubunto de um colega formado em sistemas de informação. Nem curti. Apresenta uma Windows ruim. Minha opinião somente é que o usuário comum quer facilidades. Quer não ter que instalar nada. Principlamente se for complicado.

  • Por favor me ajudem !!

    Suporte DELL, há mesmo alguém ai ?

    Estou ABSOLUTAMENTE insatisfeito com o atendimento que venho recebendo da Dell.

    No dia 07/12/2009 fiz a compra de um equipamento Dell, Dimension 1000. A entrega foi feita 8/12/2009.

    Ai começaram os problemas:

    1. Ao tentar ligar o equipamento o mesmo não funcionou.

    2. Chamei um técnico que pode observar a falta da memória do equipamento.

    3. Entrei em contato com a Dell e depois de explicar diversas vezes o problema, terminei por receber um dia uma caixa com um pente de memória.

    4. chamei novamente um técnico, pois nenhum da Dell veio colocar a memória, que já devia estar no equipamento.

    5. Agora a máquina também não funcionou e o técnico verificou não haver o processador !!

    6. Parece piada ! Hoje é 12 de fevereiro e não posso usar o equipamento que foi comprado há mais de 2 meses e vem sendo pago.

    7. Não recebi qualquer contato de qualquer funcionário da Dell, perguntando ou orientando qualquer coisa, mesmo depois dos problemas enfrentados.

    8. Muito bem, a Dell tem alguma solução para o meu problema?

    Não quero mais esse equipamento, quem sabe ainda falte mais alguma coisa!? Se quisesse um equipamento aos pedaços teria ido a algum mercado aberto e comprado peças.

    É absolutamente lamentável para uma empresa desse porte, tratar um cliente desse modo.

    Certamente não pretendo indicá-los para quaisquer dos meus amigos, colegas, alunos, funcionários ou parentes. Afinal paguei o equipamento, a visita de um técnico particular por duas vezes, e ainda não posso usar o equipamento.

    Creio que a única solução para no mínimo receber pelo que paguei que a Dell mande um fucnionário, técnico, com um equipamento novo completo e em perfeito estado e coloque em funcionamento na minha frente.

    Gostaria de receber o contato de um profissional qualificado e de nível que possa prontamente dar as respostas que mereço.

    Ainda no aguardo de um atendimento compatível, epero uma pronta resposta.

    Obrigado
    Prof. José Luiz de Oliveira

    • caro, este é um blog independente. não temos relação de suporte com a Dell – eles só emprestam produtos para a gente, que são devolvidos depois.