Copa em alta definição: vale o preço?
Início » NOVOS PRODUTOS » TV » HD » Copa em alta definição: vale o preço?

Copa em alta definição: vale o preço?

RESUMO

Estávamos aqui tentando sublimar o toque amaldiçoado da vuvuzela quando lembramos: ora, agora sim dá para provar, pau a pau, se o consumidor normal, gente como seu pai ou seu tio, vai ver vantagem em comprar uma TV de alta definição e sintonizar o sinal de TV digital aberta.

Estávamos aqui tentando sublimar o toque amaldiçoado da vuvuzela quando lembramos: ora, agora sim dá para provar,  pau a pau, se o consumidor normal, gente como seu pai ou seu tio, vai ver vantagem em comprar uma TV de alta definição e sintonizar o sinal de TV digital aberta.

Então, sob protestos furiosos da família, tentamos comparar a qualidade da transmissão analógica de definição padrão e da transmissão digital HD.

Em nossos testes, utilizamos uma TV LCD de 32 polegadas, sinal analógico a cabo da Net, um receptor Sky HDTV com o módulo de TV digital aberta, ligado via cabo HDMI. No caso do cabo da net, a TV é o primeiro ponto da casa, não há nenhum tipo de perda do poste até a TV.

Somos completamente malucos por qualidade de vídeo. Tudo o que tem tela em casa sofreu algum tipo de calibragem séria. Disquinho de calibragem e óculos da THX aqui não falta. Mas, mesmo com o televisor calibradinho, experimentamos o serviço de vídeo calibragem da Sky no televisor. Para nosso orgulho, os equipamentos do técnico chegaram muito perto dos ajustes já feitos – nerd fica feliz com umas bobagens, mas somos assim, fazer o quê…

Pois bem, com o televisor devidamente calibrado, para não haver nenhum desvio de qualidade externo, sintonizamos o jogo. Primeiro na transmissão analógica:

Assistível, com a usual sujeira de vídeo que aparece em transmissões SD nas telas de alta definição.

Agora, a digital:

Além do campo visual muito maior, é possível discernir até a fisionomia dos fotógrafos ao fundo, que na transmissão analógica SD parecem feitos de papelão borrado.

Transmissão analógica SD:

Transmissão digital HD:

Aqui fica muito clara a perda de informação visual da transmissão analógica. Tem um monte de coisas acontecendo nas laterais da tela que simplesmente são ignoradas…

Transmissão analógica SD:

Transmissão digital HD:

Agora, além da informação visual perdida, fica claro que a transmissão analógica faz dos jogadores verdadeiros borrões disformes. A silhueta está lá, mas sem definição nenhuma.

Na transmissão digital HD, há o campo visual maior e os detalhes ficam mais claros. mesmo de tão longe dá para discernir o que é rosto, braço e tronco dos jogadores.

Transmissão analógica SD:

Transmissão digital HD:

Esse é o exemplo mais dramático. Nos closes, a transmissão analógica leva uma surra sentida. Veja a quantidade de detalhes, a profundidade da imagem… nem parece o mesmo jogo.

Também pudemos fazer algumas observações interessantes:

  • Existe um atraso mesmo entre a transmissão analógica e digital, mas durante o jogo ele não passou de 3 segundos.
  • As cores no serviço HD por assinatura são ligeiramente mais vivas que na transmissão digital aberta
  • No serviço HD por assinatura o atraso aumentou para 4 segundos, mas nada que comprometesse a experiência de assistir ao jogo.

A conclusão final é: se você estava esperando a oportunidade para justificar a compra de um televisor novo, a melhor oportunidade é a Copa mesmo. Como é o primeira vez que o Brasil tem transmissões digitais de alta definição, agora justifica investir em uma TV HD. Isto é, se para você jogo de futebol e novela são killer apps.

Nagano comenta: Só para complementar as informações do Jô, vale a pena recordar que além do serviço de TV HD por assinatura existe também o SBTVD (diminutivo carinhoso de Sistema Brasileiro de TV Digital). Tenho assistido diversos jogos em HDTV e posso dizer que o delay não passa de um ou dois segundos e a qualidade de imagem deixa nada a dever para a HDTV paga — principalmente se você gosta de assistir novela das oito, jogo de futebol e alguns filmes — e tudo di gratis, já que muitas das novas TVs LCD e de Plasma  já vem com o conversor integrado.

E quer mais? Já tem até um canal de TV Digital aberta em 3D (ai meu santo!)

Ah, e um detalhe: vocês perceberam que foi o Henrique aparecer no jogo para dar empate? Volta, Henrique! 🙂

Nagano comenta (de novo): Acho que depois de rodar metade do planeta e fazer uma meia dúzia de conexões só para ver um empate de 0 x 0, o Henrique vai mesmo é se atirar do mirante do Cabo da Boa Esperança.

23 comentários
  • Aqui eu estou com delay de 6 segundos, isso mesmo 6, da analógica, sky SD para a Sky HD. Quando ouço o fogos na rua, já vou levantando pra gritar gol (hehe). Mas 6 segundos é demais. A Sky disse que é normal (?!?!?!?).

  • Para ver jogo na minha opinião ainda não vale a pena. Todos meus vizinhos tem Tv Analógica, é impossível assistir um jogo por causa desse atraso.

  • Pena que a Rede TV só tenha umas 5 câmeras pra 3D (fica evidente na diferença de cortes pra transmissão normal, nos dois ou três programas que são filmados no formato). E que os aparelhos custem tão caro.

    A grande diferença que eu percebo (da transmissão SD [com cabo] para a HD aberta) é a profundidade de cores.
    Algo como o Nagano trocar todos os episódios em XVID por equivalentes em H.264 codificados do arquivo bruto original :p

  • Parabens, foi um teste matador. Mas deixaram vc fazer isso no meio do jogo?

    Mas HDTV ainda nao, obrigado. Pq?
    "Isto é, se para você jogo de futebol e novela são killer apps."

    Minha tv esta bem ocupada com mkv em HD, ps3 e bluray…

    Mas como geek eh geek, tentei convencer a esposa a comprar um conversor para ela ver novela melhor e mostrei a ela sua reportagem! Pra ela, a diferença nao justifica o investimento pois nao fica taaaaaaooooo bom assim… WTF? o.0

    • Olha, a patroa aqui em casa virou fã da alta definição quando colocamos o módulo de TV aberta da Sky. A diferença de imagem dá até medo. Unn, boa ideia… vamos fazer o mesmo com a novela – sob risco de sofrer mutilações ao interromper a trama dos italianos para comparar imagem…

      • não me responsabilizo por danos ao "pesquisador" em caso de danos extremos! ;-P

  • Eu que tinha o Henrique em tão alta conta, descubro que o cara é Conthiano… Ai meu Deus!

  • realmente o atraso atrapalha muito. enquanto todo mundo não tiver TV digital, não da pra assistir os jogos…

  • Eu possuo um sintonizador USB full-hd da Visus. E aqui eu tbm pego esse canal 3D da rede TV em meu monitor de 22".
    Que tipo de oculos eu devo usar pra assistir esse 3D da rede TV? Aqueles de duas cores, azul e vermelho? Alguem ja experimentou/assistiu esse 3D da rede TV? É bom, convicente?

    Eu mesmo posso fazer esses oculos 3D de duas cores, usando papel celofane??? funciona? ou precisa comprar um oculos especial para isso?

    P.S. alguem sabe se ja existe notebook com sintonizador de TV digital (braileiro) full-hd embutido.
    Estou afim de um. É menos um "bagulhinho" pra carregar.

    • Nope, esse sistema me parece ser a mesma usada nas transmissões em 3D da NET ou seja, quando a TV não é compatível aparecem duas imagens lado-a-lado. Se isso for verdade deve ser usado os óculos LCD ativos e não os anáglifos

      • Complementando o Nagano, seu monitor também precisa ser de 120 Hz. Só dessa maneira há a sincronia para o efeito 3D estereoscópico funcionar.

      • Pra funcionar no PC, além do monitor e do óculos seria preciso que o programa fosse compatível também né?
        (pra interpretar os frames paralelos e enviá-los intercalados pro monitor sincronizados com os óculos)

    • Obrigado, pessoal, pela atenção e respostas.
      Realmente! Fiz um teste aqui com uns óculos caseiros (pra nao dizer tosco/avacalhado), com celofane vermelho e azul… e não mudou nada.. só ficou vermelho/azulado :)… e meu monitor tbm não é 120 hertz… enfim… não funcionou… a próposito, alguém sabe onde se encontra esses oculos anáglifos (azul/vermelho) pra comprar??? Alías, vendem-se esses óculos??? Nunca vi a venda em lugar nenhum.

  • Excelente post! É bom poder ver e comparar as diferenças entre o hd e o sd na prática. Somente uma pergunta: A TV utilizada era hd ou fullhd?

    • Full HD. Mas, na real, o sistema brasileiro de TV digital só chega a 1.080 i, o que é tranquilamente exibido por qualquer TV HD (720 linhas simultâneas). Aliás, vamos falar disso em breve.

  • Excelente matéria, dá pra ver com bastante nitidez as diferenças. Estou ansioso por ver matérias relacionadas, incluindo essa questão do 1080i. Dá muito assunto ainda pra explorar! =D

  • Ótimo post. A única certeza é que nem a melhor definição do mundo vai fazer a seleção jogar melhor.

  • No jogo Brasil X Chile estou recebendo o sinal HDTV da Sky com 15 segundos de atraso, sem exagero! Estou muito chateado!

    WHBS

  • ohhhh, Jo,… O meu irmãzinho tá querendo me "doutrinar" tb na imagem de alta definição, e eu como boa profissional da àrea de saúde não entendo nadiquinha de nada… eu só faço o q ele manda… as imagens aqui em casa estão melhorando… abçs