CES 2021: telas que enrolam e os robôs domésticos

CES 2021: telas que enrolam e os robôs domésticos

RESUMO

CES 2021: dia zero do evento virtual tem robôs e muitas telas enroláveis.

CES 2021: o que importa

  • Hoje é o “dia zero” da CES 2021, com coletivas de imprensa das principais marcas. Agora pela manhã/começo da tarde acompanhei LG, Samsung, Panasonic e TCL.
  • Dá para destacar quatro assuntos principais para o evento este ano pelo que já deu para ver:
    • TVs com novas tecnologias muito parecidas com nomes distintos para cada fabricante (MicroLED para Samsung, QNED para LG, OD Zero Mini LED para TCL). Cada vez mais finas, com imagens nítidas, brilhantes e todas com inteligência artificial para melhorar a imagem em tempos que você não sai de casa. Mas TV assim é padrão em toda CES.
    • Robôs em todo lugar: a Samsung demonstrou vários robôs domésticos – alguns comerciais (como o aspirador-robô JetBot 90 AI+) e alguns conceitos de robôs-companheiros.
    • Tudo enrola: se em 2020 os smartphones dobravam ao meio, em 2021 a tendência são as telas enroláveis – LG e TCL mostraram protótipos muito interessantes.
    • Tudo é pós-normal: cada empresa vai falar sobre como o mundo mudou com o Covid-19 e a vida hoje dentro de casa precisa ser mais confortável, iluminada, colorida e produtiva. E todos os produtos da marca X, Y ou Z vão te ajudar a ser mais feliz (na medida do possível) com algum tipo de inteligência artificial sendo seu braço direito.

LG e o smartphone enrolável

  • LG Rollable é o nome do brinquedo que cresce na sua mão. A LG não anunciou de forma oficial o produto – apenas deu um teaser da tela se expandindo de uma tela “normal”…
  • …. para uma tela maior, em um formato tablet. Mas foi isso apenas. O modelo faz parte do “Explorers Project”, uma iniciativa dentro da LG que cria novos formatos para smartphones (como o LG Wing, o aparelho com duas telas – e uma delas gira para formar um “T”).
  • Infelizmente não sabemos mais nada sobre o LG Rollable – preço, especificações, data de lançamento ficam para outra hora/evento/local.
  • Menção honrosa para a LG ao transformar o app ThinQ em uma plataforma conectada para coisas da casa. É algo que a Samsung faz muito bem (e faz tempo) com o SmartThings.

[Fio com os anúncios da LG na CES no nosso Twitter]

Samsung e os robôs (de novo)

  • A Samsung falou de TVs na semana passada (repetiu o tema hoje), mas usou seu espaço para falar de robôs. Em 2019 foi assim, em 2020 também (com a viagem doida do Rollie, o robô-bolinha). Mas agora vamos para o mundo real.
  • Aspiradores-robô não são novidade. Mas aspiradores-robô como o JetBot 90 AI+ são um passo além do que temos no mercado hoje. Ele usa tecnologia de reconhecimento de objetos (olha o machine learning aí) para identificar e classificar objetos e encontrar o melhor caminho de limpeza, somados a sensores (LiDAR e 3D) e uma câmera de monitoramento. Sai nos EUA ainda este semestre.
  • E dois conceitos bem legais, parecidos com o que surgiu em 2019. O Samsung Bot Care usa IA para “reconhecer e responder ao seu comportamento e vai funcionar como companheiro e assistente robótico, tomando conta da sua agenda e hábitos”, segundo a fabricante. E o Bot Handy consegue pegar objetos de formatos distintos com seu braço mecânico, reconhecendo tamanhos, formatos e peso para aplicar a força correta no item. Diz a Samsung que ele vai ajudar a limpar a casa e tirar os pratos da mesa.
Bot Care e Bot Handy
  • Bônus para o anúncio do programa Galaxy Upcycling, que dá novos usos a smartphones Galaxy, transformando o peso de papel em uma ferramenta de internet das coisas – como um monitor de bebês ou de ambiente.

[Fio no Twitter com os anúncios da Samsung na CES]

Panasonic e o forno múltiplo

  • A Panasonic seguiu o tema comum à CES nos últimos anos e falou mais de soluções B2B (aviação, carros, baterias) do que de eletrônicos de consumo. Mas teve TV OLED também e essa solução incrível de eletrodoméstico: o forno NN-CD87KS Home Chef 4-in-1 Countertop.
  • É um “tudo em um” porque tem microondas, forno de convecção, air fryer e broiler em um aparelho só. Visto que air fryer é o George Foreman Grill da geração atual, parece um belo produto com grande potencial.

[Fio no Twitter com os anúncios da Panasonic na CES]

TCL e as telas enroláveis

  • Antes das enroláveis, destaque para a tecnologia OD Zero Mini LED para telas de TV: elas serão muito finas. A conferir este ano (já que a TCL ainda não fala da espessura final e não mostrou o modelo também).
  • Mas o que importa mesmo são as telas enroláveis (da subsidiária TCL CSOT): A primeira é um display de OLED impresso que chega até 17 polegadas e se enrola como um pergaminho, com apenas 0,18 mm de espessura:
  • O outro display é um modelo de 6,7 polegadas com tecnologia AMOLED enrolável, que se expande para 7,8 polegadas com um toque, transformando o smartphone em um tablet (com apenas 10mm de espessura).

[Fio no Twitter com os anúncio da TCL na CES]

Escrito por
Henrique Martin
1 comentário