CES 2011: Sem muitas novidades, Microsoft se apoiou no sucesso do Xbox 360
Início » CES | MWC | IFA » CES 2011 » CES 2011: Sem muitas novidades, Microsoft se apoiou no sucesso do Xbox 360

CES 2011: Sem muitas novidades, Microsoft se apoiou no sucesso do Xbox 360

Steve Ballmer abriu a CES 2011 com uma tarefa difícil. Há exatamente um ano, ele mostrou o Slate, da HP, que nunca saiu do estado de protótipo. Nesse ano que passou, a Apple nadou de braçada no mar dos tablets com o iPad, e a Microsoft não conseguiu nada parecido dos parceiros que fosse páreo para a visão de Steve Jobs. Até por conta disso, Ballmer apostou no maior sucesso do entretenimento digital do ano passado, o Xbox 360 e o Kinect.Ele até falou de Windows Phone – que ainda não passa de uma promessa distante para nós brasileiros, e ainda assim vai precisar provar muito valor para desbancar o iPhone e o irresistível poder do Android. Ele mostrou algumas máquinas que rodam Windows 7, inclusive o Eee Slate da Asus. Mas o grosso do que ele mostrou e falou foi o sucesso que o Xbox 360 tem feito.

O Kinect, o sistema de controle que dispensa uma interface física com o jogador, foi a grande surpresa. Com 5 milhões de unidades previstas até o final do ano, o acessório, que também vem incluso em alguns modelos de Xbox 360, vendeu 8 milhões de unidades.

Aí, veio a surpresa: Ballmer aparece como seu avatar, com reconhecimento de gestos, expressões faciais e até do ângulo das sobrancelhas. Esse novo recurso do Kinect será primeiramente usado para chats entre diversos usuários da rede Xbox Live. Imagine algo como o Second Life, mas com foco e com as pessoas que você já conhece em tempo real. O recurso pareceu bem interessante, pois adiciona mais uma camada de interação social ao que o Kinect já oferece, e atrai um público que talvez não está tão interessado na jogabilidade ativa dos games para o sistema.

Também foi enfatizado o sistema de controle por voz do Kinect, que ainda não está disponível em português, e o controle por gestos de filmes do Netflix e do serviço Zune.

E foi isso. Tirando o que foi mostrado para Xbox 360, que animou centro de convenções, os anúncios foram tão mornos quanto a reação do público.

5 comentários
    • O "Windows 8" em ARM foi apresentado na apresentação da NVidia, não nesta da Microsoft.

      • na verdade, foi numa coletiva secreta da Microsoft. a Nvidia falou de um chip ARM tb.

      • Não foi num evento antes do keynote do Ballmer, apresentado pelo Steven Sinofsky?

        []'s!

  • Olha a cara de pateta do Ballmer e esse avatar só rindo mesmo. Agora estultice maior é se apoiar num console de video game velho, datado, queimador e incendiário, qual a seriedade disso. Será possível, até quando teremos que conviver com a presença nefasta dessa tal MS (mal do século).