CCE Info: smartphones agora, tablets em breve
Início » CULTURA DIGITAL » inclusão digital » CCE Info: smartphones agora, tablets em breve

CCE Info: smartphones agora, tablets em breve

No final do ano, o mercado brasileiro de telefonia verá uma nova onda de aparelhos de baixo custo com processador Qualcomm. Hoje, durante o Qualcomm IQ 2012, a fabricante de chips anunciou que fechou uma parceria com quatro fabricantes locais (e velhos conhecidos do mercado de eletrônicos e computadores): CCE Info, Semp Toshiba, Gradiente e Positivo Informática.

A parceria inclui o licenciamento de tecnologias 3G e 4G para esses fabricantes, que vão adotar produtos (hardware e software) desenvolvidos pela Qualcomm.

A primeira fabricante a anunciar produtos que já chegam ao mercado nos próximos meses foi a CCE Info, que lança dois smartphones com chip Snapdragon (CCE Mobi SM55, com Android 2.3 e tela de 3,2″, e CCE Mobi SM90, com chip dual-core, Android 4.0 e tela de 4″ – é o da foto que abre este post). Nada de preço ainda, mas ambos serão aparelhos com dois SIM cards focados para venda no varejo.

Mas o mais interessante vem de Rogério Fleury, diretor de projetos da CCE Info: até o final do ano, mais smartphones virão e uma linha de tablets também, incluindo modelos básicos com Wi-Fi e um modelo topo de linha (com 3G) que será desenvolvido em parceria com a Qualcomm. As telas devem variar entre 7″ e 10″.

Fleury afirma que será o “primeiro tablet desenvolvido no Brasil” e que deve rodar Windows RT (o que faz todo sentido, já que os Snapdragon rodam Android e WinRT) – mas primeiro vem o com Android, por conta de licitações do governo brasileiro. Fleury  comentou ainda que o clone do MacBook Air em forma de Ultrabook está vendendo que nem pãozinho quente.

Então, esperemos até o anúncio oficial do Windows 8 no final de outubro e ver o que vem por aí. É interessante ver marcas geralmente conectadas ao mundo dos eletrônicos apostando também no crescimento monstruoso do mercado de smartphones local.

Os demais fabricantes, em uma apresentação rápida, disseram o seguinte:

  • Gradiente: Fábio Vianna, presidente da CBTD (dona da marca Gradiente), disse que a empresa tem “compromisso com a inclusão digital” e que “acabou de lançar um smartphone dual-chip”  (é um modelo baseado em Android, chamado Neo One, com tela de 3,7″)
  • Semp Toshiba: Alcides de Mello Junior, diretor de projetos, afirmou que “serão duas linhas de smartphones básicos”
  • Positivo Informática: Mauricio Roorda, vice-presidente de produtos da fabricante paranaense, não disse nada sobre o que vão lançar (e sumiu na sequência).
Escrito por
Henrique Martin
2 comentários