Caça-manchas: a próxima tendência em lavanderia
Início » NOVOS PRODUTOS » casa » Caça-manchas: a próxima tendência em lavanderia

Caça-manchas: a próxima tendência em lavanderia

Nos pavilhões (eram sete!) de eletrodomésticos, pouco se viu de novo na IFA 2012. O que mais chamou nossa atenção foi uma tecnologia que ainda engatinha, mas tem tudo para ser “a” tendência em lavagem de roupas nos próximos anos: ela é capaz de identificar e tirar manchas de diversos tipos.

Nos últimos dois anos, as empresas investiram em produtos ecologicamente corretos, que ajudam a gastar menos água e energia e também a usar menos sabão. Já temos o modelo da Samsung, por exemplo, à venda no país. Agora, o foco é em mostrar que não é a água quente que vai ajudar a tirar aquela sujeira difícil da sua roupa, muito menos o sabão – e, sim, a própria máquina.

Esse foi o discurso da  Siemens/Bosch, Samsung e Panasonic – essa última, de forma bem escondida e sem maiores detalhes. Achamos uma máquina com painel touch screen no estande e, enquanto o Henrique comentava sobre como seria difícil inserir um produto com controles tão delicados no Brasil, descobrimos que havia nesse painel uma seção onde é possível “arrastar” para o programa da máquina que tipos de manchas existem nas peças a serem lavadas (exemplos: vinho, tomate, ovo…).

O produto estava atrás de um vidro, funcionando automaticamente, então não deu para descobrir muito mais do que isso. Provavelmente, deve se tratar de um conceito ainda, desses que a empresa deve lançar primeiro no Japão e depois avaliar sua expansão para os demais mercados.

No estande da Siemens (e no da Bosch, pois a empresa trabalha com produtos semelhantes sob as duas marcas), havia um painel enorme (foto em destaque) mostrando o novo sistema – que, segundo a fabricante, consegue identificar e remover 16 “dos tipos de manchas mais difíceis”, incluindo chocolate, vinho, café, suor, azeite e papinhas de bebê.

Segundo a Samsung, “todo mundo pensa que é a água quente que remove as manchas. Na verdade, tudo o que ela pode fazer é com que você gaste mais energia, às vezes, até estragar ainda mais as suas roupas”. A tecnologia defendida pela coreana pode ser encontrada na linha EcoBubble, que dissolve o sabão em bolhas de espuma antes da lavagem para melhorar sua absorção pelas peças e tirar as manchas.