Bang & Olufsen Essence: um “interruptor” de música
Início » CES | MWC | IFA » CES 2014 » Bang & Olufsen Essence: um “interruptor” de música

Bang & Olufsen Essence: um “interruptor” de música

CES 2014: O pessoal da Bang & Olufsen lança aqui na CES 2014 um produto um tanto diferente: o Essence é um gadget para pendurar na parede e dar play em sua música (de diferentes fontes). Por trás disso, uso de Bluetooth Low Energy para pouco consumo de bateria, um app para quem quer mais controle e uma caixa de conexões que pode ficar escondida.

Claro que, para ter um Essence, você precisa ter pelo menos um par de alto-falantes da marca. E como funciona? Tue Mantoni, CEO da Bang & Olufsen, explicou em uma demonstração hoje cedo que a companhia dinamarquesa tenta simplificar a vida do consumidor desde sua criação, em 1925.

SONY DSC

Um dos rádios lançados em 1938 foi um dos primeiros a vir com botões de pré-configuração de estações; e os aparelhos de som lançados em 1976 trouxeram um conceito de “duas camadas” – os comandos mais simples ficam expostos ao consumidor, e se ele precisar mexer em algo mais complexo, abre uma tampa.

SONY DSC

Com o Essence, esse conceito das duas camadas é parecido: o interruptor na parede é a parte simples (volume, play, pause) e o aplicativo (Android e iOS) permite configurações mais avançadas. Uma caixa escondida (mesmo, nem tirei foto!) tem conexão à internet e outros dispositivos da casa.

O Essence “fala” com smartphones, tablets, PCs/Macs e NAS e, o mais importante, tem Spotify Connect, QPlay (um Spotify chinês) e se conecta a rádios online e qualquer coisa com Airplay ou DLNA. Novos serviços serão adicionados em um futuro próximo.

SONY DSC

Então, se você está usando Spotify no celular, ao entrar em casa pode dar play no Essence que ele “entende” que você chegou e começa a reproduzir as músicas. E é essa sua função. O Essence pode ser usado direto como interruptor na parede…

SONY DSC

Ou em uma base de alumínio (opcional) para deixar em cima da mesa.

SONY DSC

Aqui com um iPad rodando o app do Spotify: ao clicar no “próximo” do Essence, o app troca sozinho. É uma integração bem interessante de tecnologias.

SONY DSC

Segundo o pessoal da Bang & Olufsen, o Essence usa Bluetooth Low Energy para se conectar à caixa escondida e controlar a música. Usa duas pilhas AAA que, diz a fabricante, duram até 1,5 ano sem precisar trocar. É a internet das coisas para o 1%:  será vendido nos EUA pelo valor sugerido de US$ 995 pela caixa escondia e um interruptor e US$ 200 para interruptores adicionais. Até 3 interruptores funcionam num mesmo ambiente.

SONY DSC

SONY DSC

Escrito por
Henrique Martin