Achei um virus no Mac (oh, WAIT!)
Início » HARDWARE » APPLE » Achei um virus no Mac (oh, WAIT!)

Achei um virus no Mac (oh, WAIT!)

RESUMO

Uso Mac constantemente desde 1998 (e olha que já fui editor de duas revistas com “PC” no nome desde então). Outro dia, caí no site da Sophos e vi um “ei, ei, você que usa Mac, baixe grátis nosso antivírus”. Deixei de lado por uns dias e resolvi instalar nesse fim de semana. Fiz a varredura e… OOOH ACHEI VÍRUS NO MAC.

Uso Mac constantemente desde 1998 (e olha que já fui editor de duas revistas com “PC” no nome desde então). Outro dia, caí no site da Sophos e vi um “ei, ei, você que usa Mac, baixe grátis nosso antivírus” (download aqui). Deixei de lado por uns dias e resolvi instalar nesse fim de semana. Fiz a varredura e… OOOH ACHEI VÍRUS NO MAC.

Fiquei encanado por meia hora, até perceber que, peraí, a coisa não é o que eu estava pensando.

Das centenas de milhares de arquivos instalados no MacBook Pro, o Sophos Anti-Virus Mac Edition achou três ameaças ao computador: duas versões do Troj/JavaDl-AK e uma do Troj/CLsldr-AF, dois cavalos de Tróia. Crise das crises, pensei num primeiro momento. Aí fui ao site da Sophos pra entender o que eram as ameaças:

E aí caiu a ficha.  As ameaças rodam apenas em WINDOWS. Mesmo de baixo risco, seriam dois trojans tentando roubar informações caso estivesse em um PC (e olha que uso antivírus bacana aqui na máquina de casa). O Sophos AV não conseguiu limpar as ameaças (tive que apagar os arquivos nas pastas), mas fica aí a lição de moral disso tudo:  vírus de Windows querem te assustar mesmo quando se usa um Mac. Por precaução, é bom deixar o antivírus atualizado ;).

Escrito por
Henrique Martin
14 comentários
  • o uso de antivirus para mac é bom para evitar você de propagar um arquivo de windows de uma máquina para outra. ex. copiar uma pasta de um pendrive que foi gravado em um windows. você pode gravar um arquivo infectado e copiar para outro windows.

  • hahaha deve ser engraçado ver um apple fanboy numa situação dessas. "Oh não, meu mundo caiu."

    • fanboy não instala antivírus pq. "mac é mais seguro", né?

  • Uaia!!! Achou o tal do Troj/CLsdr-AF, tenha medo, tenha muito medo, o sossego acabou … Putz!!!

  • Scare tactics. :p

    Virus, vírus (autoreplicante) não lembro em Mac.
    Mas cavalos de tróia e malware tem sim. Só que aí a culpa é de quem clica no Sim/Próximo/Yes/Next e depois digita a senha do admin 🙂

  • Use o Clamav. É levinho e ainda é opensource.

    Mas você pode ter um vírus no windows e não estar infectado. para estar infectado o vírus tem que estar rodando, sendo executado pelo sistema operacional ou por algum programa que permita a execução de códigos.

    Que frequenta certos lugares da Internet, convive com esta situação,

  • JÁ VIRAM O VÍRUS MAIS PERIGOSO QUE TEM PARA MAC E LINUX???
    Pois é, e ele é muito perigoso, uma AMEAÇA para seu Mac, DEIXA SEU MAC SUPER INSTÁVEL!!! me da arrepio só em ouvir o nome dele, ele quase me deixou louco!!! Vem com um monte de outros vírus! dependendo do modo em que se instala no seu mac, removel-o pode ser arriscado. este virus é o windows

  • Malwares para MAC OS X começarão a surgir aos montes, devido a popularidade crescente.

  • os fanboys são para a Apple o mesmo que o Lula é para o Nordeste, meu Deus.