5 minutos com: Rdio (expansão! carros! rádios!)
Início » COISAS DIVERTIDAS » som » 5 minutos com: Rdio (expansão! carros! rádios!)

5 minutos com: Rdio (expansão! carros! rádios!)

RESUMO

ZTOP bateu um papo hoje com Scott Bagby, chefe de parcerias estratégicas da Rdio, serviço de streaming social recém-lançado no Brasil sob a marca Oi Rdio, em parceria com a operadora Oi. Hoje, o serviço pago está disponível nos Estados Unidos, Canadá e Brasil, com previsão de lançamento na Austrália e Alemanha em 2012.

ZTOP bateu um papo hoje com Scott Bagby, chefe de parcerias estratégicas da Rdio, serviço de streaming social recém-lançado no Brasil sob a marca Oi Rdio, em parceria com a operadora Oi. Hoje, o serviço pago (R$ 8,99/mês para ouvir na web, R$ 14,90 para uso no smartphone, com sincronia para ouvir músicas offline) está disponível nos Estados Unidos, Canadá e Brasil, com previsão de lançamento na Austrália e Alemanha em 2012.

Bagby (que já trabalhou no Skype e conhece bem o Brasil) falou sobre planos de expansão para o mercado latino-americano, gadgets relacionados ao serviço e explicou melhor como a coisa funciona.

O que é Rdio?
São 12 milhões de músicas para serem ouvidas em qualquer dispositivo, com recursos de descoberta social e compartilhamento de músicas com seus amigos – e redescobrir canções também.

Por que streaming?
Dá para acessar de qualquer lugar do mundo, e você não precisa levar seus arquivos (o Rdio tem sincronia por Wi-Fi para ouvir offline no smartphone). Funciona pela web no PC ou no telefone, assim como em aparelhos de som como Roku e Sonos.

Quando tem músicas novas no Rdio?
Toda terça-feira as gravadoras liberam novos álbuns e lançamentos para streaming.

Por que parceria com a Oi?
Pela questão da cobrança direto na operadora, pela plataforma de celulares e pelo perfil demográfico que queremos nos associar – a Oi tem a Oi FM também. E vender streaming significa educar o mercado. Mas o Oi Rdio é aberto a qualquer um, embora clientes Oi tenham algumas ofertas especiais para acessar o serviço.

Principais concorrentes no Brasil?
Terra Sonora e Spotify.

Pirataria é concorrente?
Pirataria está em todo lugar. Mas tem muito usuário pirata que não quer mais fazer isso. Nosso modelo, por meio das descobertas sociais, mostra que é preciso montar uma estrutura correta para consumidor aproveitar música (e tem que ser fácil de usar também).

Qual a importância do mercado brasileiro? Vão expandir para outros mercados?
Sim, temos planos de expansão na América Latina. O Brasil vai servir como mercado âncora, e foi o primeiro por ter muito interesse em redes sociais e ser um early adopter de tecnologias. Faz sentido expandir, e estamos em um momento bom para isso.

As expectativas para o Brasil são grandes. Na época que eu trabalhava no Skype, o Brasil figurava entre a terceira e a quinta posição de uso do serviço. E isso vai acontecer agora.

Uso de plataformas móveis?
Fica empatado entre Android e iOS. Também temos para Windows Phone e BlackBerry, mas não são tão populares.

Rdio vai ter anúncios?
Não. É uma distração para o ouvinte. Neste momento, não faz sentido para a gente.

Dá para ouvir 12 milhões de músicas?
Você precisa de um filtro (por isso a integração com a playlist de amigos)

E o que vem por aí?
Já temos planos para levar Rdio para sistemas de entretenimento doméstico e, seguindo nossa filosofia, expandir o serviço para sistemas de carros.

(me siga lá no Rdio!)

Escrito por
Henrique Martin
8 comentários
  • Ok, eu ainda uso N8 (e não pretendo mudar tão cedo, graças ao unico smartphone do mercado com flash de verdade – xenon).
    Ou seja, não seria possível ouvir a rdio via web app mobile?

    Que bom que teremos outras plataformas.
    Se pensar em Xbox e PS3, além de smart TVs (Samsung e LG, p.ex.) já tem uma base instalada bem extensa para se usufruir do serviço.

    E qual seria o carro, aquele new fiesta que passou pelo zumo?

    E eu posso usar uma única assinatura em vários dispositivos? algo como PC, PS3, carro, iPhone e Android?

    • E possível usar por webapp sim, consigo abrir do meu Boxee Box e suponho que pelo PS3 tb funcione.

      E sim, pode usar a mesma assinatura em vários dispositivos, desde que só escute música online em um por vez.

      Abs

  • Duas coisas:
    1 – Não sei se já é assim, mas esse serviço de música via streaming não deveria consumir um plano de dados já contratado. Senão em menos de meia hora os planos mais baratos acabam.
    2 – Espero com grande espectativa serviços como esses pra carros. A melhor coisa que tem é ficar independentes de rádios locais.

    Tomara que mais serviços semelhantes entrem no Brasil.

    • 3- Será que tem como checar a biblioteca pra saber se rola o que eu curto?

      Não sei mas achei o preço um pouco puxado ainda… principalmente pq ainda você tem de arcar com a internet(pra smartphone fica tenso), mas já é um começo.

  • Alguém poderia informar ql é o tamanho máximo q posso deixar em cache para usar offline (ou não há limite)? E outra, eu gosto mto do PowerAmp, mas ele não consegue executar as músicas do cache da rdio né?

  • Uma coisa legal que eu notei é que para alguns planos da Oi a assinatura sai de graça. Pelo menos quando eu efetuei a assinatura o custo saiu 0,00 para mim.

  • Já fui usuário do Spotify, do MOG e, agora, sou usuário do Oi Rdio.

    Mudei pra ele por vários motivos: (i) preço, 15 pratas é menos do que 10 dólares + IOF ou 10 euros; (ii) para parar de usar gambiarras no pagamento; e, (iii) porque o MOG, melhor serviço de todos, bloqueou meu IP, hehe.

    Enfim, o serviço é tão bom quanto os outros. O acervo ainda deixa a desejar em comparação ao MOG e, principalmente, em comparação ao Spotify.

    Agora, eles tem uma planilha do GDocs onde vc pode solicitar inclusões. Já incluíram VARIOS álbuns que pedi.

    Ou seja, o sistema funciona.

    Recomendo!

    Me sigam por lá: http://www.oirdio.com.br/people/jdeiro