O que é um Zenfone 2?
Início » SMARTPHONES » 4G » O que é um Zenfone 2?

O que é um Zenfone 2?

O Asus Zenfone 2 será lançado em 20 de agosto no mercado brasileiro. Com um modelo em mãos, resolvi retomar uma ideia vinda lá da Computex: o que é, exatamente, um Zenfone 2?

Zenfone 2 é uma família de aparelhos com configurações distintas e processadores diferentes – incluindo Intel e Qualcomm, e nem todos serão vendidos no mercado brasileiro (não sabemos o preço ainda, reservado pro dia 20).

Tentei botar ordem na bagunça e são dois modelos na configuração topo de linha (e agora entramos no mundo maravilhoso dos códigos de produto):

Família Intel:

Zenfone 2 ZE551MLvem com 4GB de RAM, chip Intel Atom Z3580 (2,3 GHz) 64 bits, 16GB/32GB de armazenamento, tela Full HD, câmera de 13 megapixels. 4G! É o modelo que está comigo, por sinal.

zen2 dest - 2

Zenfone 2 ZE550ML:  2GB de RAM e chip Intel Atom Z3560 (1,8 GHz) 64 bits, 16 GB de armazenamento, tela HD. Também 4G!

Família Qualcomm: 

São outros três modelos de Zenfone 2, com design quase igual aos aparelhos com Intel, e configurações um pouco distintas – dando a entender que são os modelos intermediários dos Zenfone 2.

Os modelos com Qualcomm – telas de 5″, 5,5″ e 6″ – têm foco laser na câmera traseira (algo inexistente nos Intel), vêm com 2 GB ou 3GB de RAM (por limitação do processador) e proteção externa com Gorilla Glass 4 (contra Gorilla Glass 3 nos aparelhos com Intel), além de conectividade 4G e Android 5.0. Todos têm os codinomes “KL” (ou “Krait LTE”):

Zenfone 2 ZE500KL: com tela HD de 5″

zenfone 2 500kl 5p - 1

Zenfone 2 ZE550KL: com tela de 5,5″.

Na época da Computex, apuramos que apenas este modelo deve chegar ao Brasil como um smartphone intermediário (provavelmente com chipset Qualcomm Snapdragon 410) – e já está na lista do Ministério das Comunicações como smartphone desonerado pela lei do Bem.

Abaixo vemos o modelo de 5″ao lado do de 5.5″:

zenfone 2 550kl 5p - 1

E finalmente o Zenfone 2 ZE600KL, com tela de 6″ (e voltado ao mercado asiático, provavelmente).

zenfone 2 600kl - 1 (1)

Tá, mas como eu sei se o Zenfone 2 tem processador Intel ou Qualcomm? Vistos de frente, são quase iguais…

zenfone 2  - 1

Mas por trás dá para notar a diferença: o Zenfone 2 com Intel tem o flash LED, a câmera e o botão de volume organizados na vertical (à esquerda) e o Zenfone 2 com Qualcomm tem flash-câmera-foco-laser ordenados na horizontal – e sem o logotipo do fabricante do processador: zenfone 2  - 2

E o Zenfone Selfie (ZD551KL)? O smartphone voltado para selfies (duh) também é um Zenfone 2 (OH WAIT). Vem com processador Qualcomm Snapdragon 615 (octa-core), 3 GB de RAM e tela Full HD de 5,5″, com três opções de cores (azul, rosa, branco).

zenfone 2 selfie - 1

O que vem para o Brasil em 20 de agosto?

Certeza certeza mesmo só dos Zenfone 2 com Intel e 2/4 GB de RAM, sem nenhuma ideia de preço (temos uma expectativa, porém) – imaginando que os modelos Zenfone 5 e Zenfone 6, lançados ano passado, devem sair de linha ou ficar mais baratos até acabarem os estoques.

O modelo de Zenfone com tela 5,5″ e chip Qualcomm, assim como o Zenfone Selfie, estão na lista do Ministério das Comunicações, mas isso não quer dizer muita coisa. A lista do ministério também tem um Zenfone Go na lista – modelo ZC500TG – que o GSM Arena indica sendo um modelo ainda não anunciado (=é boato) com tela de 5″ HD e processador MediaTek, voltado ao mercado de entrada (pra pegar o Mi Redmi 2, talvez, na guerra de preços, talvez?). A conferir em 20 de agosto.

(Em tempo sim, é esquisito o Zenfone 2 vir depois do Zenfone 5 na linha de sucessão: a Asus colocou o tamanho de tela – 5, 6 – na primeira geração de smartphones e adotou o “Zenfone” como genérico para a família toda a partir da segunda. 

Então,  Zenfone 2 é a segunda geração do produto, que deve ser seguida pelo Zenfone 3, 4… e por aí vai – mas não me pergunte quando chegar à quinta e sexta geração)

2 comentários
  • Tem tudo pra ser um Xiaomi/Motorola killer. Mas acho um vacilo forte ele chegar no Brasil apenas seis meses depois do release, enquanto que a companhia da lenovo lança os aparelhos globalmente nas terras tupiniquins.

  • Bom CxB é tudo que precisamos. Portanto se m saber preço nem adianta fazer festa antes da hora.